Crianças precisam ter boas maneiras à mesa?

“Não implica”, “deixa o menino à vontade”, “isso é frescura!”. Toda mãe, principalmente quando as crianças estão com cinco ou seis anos, se pergunta se é certo ou errado pedir para o filho ou para a filha comer de boca fechada, não segurar a cabeça enquanto mastiga ou tirar o cotovelo da mesa.

 

O fato é que todo mundo aprende a comer de boca fechada na hora certa. Se a criança está comendo de boca aberta é porque a sua musculatura facial ainda não está amadurecida para abrir e fechar sem que a mãe diga “fecha a boca”. Em vez de reprimi-lo, ajude a musculatura a se desenvolver dizendo para a criança mastigar bem.

 

Repare como as crianças pequenas seguram a cabeça enquanto mastigam. É que elas têm muitas idéias na cabeça e o esforço dos músculos do rosto é grande. Alguém já viu uma mocinha de 12 anos segurar a cabeça à mesa?

 

Seu filho não consegue usar a faca ainda? Dê um pedacinho de pão para ele treinar empurrar a comida para a colher ou o garfo, com a coordenação motora bem afinada, na hora certa, ele vai cortar com a faca.

 

O mais difícil: fale com ele com a voz baixa e tranqüila, mesmo que a mesa pareça um campo de guerra!  Dê um bom exemplo, as crianças imitam os gestos dos pais.

 

As crianças sempre aprendem e não só em casa. E mais para frente, como parte do processo de socialização, bons modos  e regras de etiquetas serão também tema nas conversas dos pré-adolescentes.

 

Mais perguntas e respostas