UOL Estilo UOL Estilo

Envie sua pergunta

Escreva para
etiquetesima@uol.com.br

Este blog é atualizado diariamente

Visitas Contador

16/01/2009

Somos parecidos com os liquificadores quando falamos?

Uma notícia no caderno Cotidiano da Folha de S.Paulo de hoje diz que o aeroporto de Congonhas ultrapassa em muito o barulho recomendável. Comprova-se assim que o que a população já sabe: faz muito mais barulho que é tolerável e saudável aos ouvidos e ao sistema nervoso humano.

A mesma notícia tem uma tabela de equivalência de ruídos:

Cochichar = 10 a 20 db

Jardim tranquilo = 20 a 30 db

Conversa = 50 a 60 db

Liquidificador = 75 db

Trânsito intenso = 80 a 90 db

 (...)

Avião = 130 db

Nós brasileiros adoramos gritar, somos como se diz expansivos, mas a ideia de que nos parecemos mais com liquificadores do que com jardins tranquilos quando falamos me deixou inquieta.

Para ler a notícia completa clique no link a seguir.

UOL Busca http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1601200901.htm

Escrito por Márcia Zoladz às 10h44

15/01/2009

Como gratificar serviços corretamente

Tenho muitas dúvidas quando o assunto é gorjeta, principalmente no salão de beleza.

Nem sempre é fácil decidir o valor de uma gratificação em um país onde a expectativa da gorjeta é tão grande que em alguns casos o valor de uma possível gratificação chega a ser abatido dos salários, ainda que nem sempre se realize.

Mas, já que o hábito é esse, siga uma regra inicial: o serviço merece uma gratificação? Em caso afirmativo dê 10% a 12% do valor total do serviço executado. No salão de beleza divida o valor, uma porção maior para o cabeleireiro ou tinturista e menor para os assistentes. Lembre-se é uma gratificação. Se você for cliente habitual, lembre-se de presentear as pessoas que colaboram para mantê-la bonita no Natal, quando nascem os filhos e se souber, no aniversário.

Escrito por Márcia Zoladz às 16h57