UOL Estilo UOL Estilo

Envie sua pergunta

Escreva para
etiquetesima@uol.com.br

Este blog é atualizado diariamente

Visitas Contador

05/10/2009

Boa educação e boas maneiras

Eu sou de classe média baixa, sei que classe e elegância no vestir e outros assuntos materiais estão ligadas a gastos. Sei também que para melhorar o meu conhecimento devo freqüentar várias peças de teatro, museus e ler livros antenados e clássicos, como eu já faço, além daquele emprego numa multinacional.


Qual conselho você daria pra uma pessoa como eu, sem muitos recursos financeiros, mas que deseja ter uma formação de classe e etiqueta? Dicas de livros, passeios, inspirações???

 

A sua pergunta é muito importante. As boas maneiras na verdade passam por dois aprendizados. O mais importante deles é a boa educação, aquela que aumenta aquilo que escola ensina. As visitas aos museus, exposições, shows de música, como você já faz, mostra que a capacidade de ver o mundo de uma maneira especial não depende de classe social. Mas isso você já sabe.

 

Se tivesse que dar um conselho a alguém, diria para ler muito, aprende sem parar. Da leitura nasce o conhecimento da língua e a elegância aparece com o português corretamente falado e escrito. Sem ser metido ou empolado e com o tom de voz baixo.

 

Regras de etiqueta, como usar os talheres, o guardanapo e a quem você deve cumprimentar? Compre um manual e siga com bom senso o que estiver escrito ali. Mas lembre-se que para ir em frente é preciso ter uma profissão e conhecimento, estudo na sua área especial. Isso que faz cada um de nós diferente dos outros.

Escrito por Márcia Zoladz às 12h30

Vestido preto e florido no altar

Serei madrinha de um casamento, posso ir com um vestido preto com estampas coloridas? O casamento será às 20h30.

 

Não pode. O convite para ser madrinha de um casamento envolve gastos, eu sei. Imagine um altar com a noiva ao centro e uma das madrinhas com um vestido com fundo preto. As estampas quando são discretas podem sim ser utilizadas, desde que não “gritem”, afinal o foco precisa ficar na noiva. Não adianta querer usar aquele vestido que cai bem e já está no armário. O dia é da noiva, pense nela.

Escrito por Márcia Zoladz às 12h18