UOL Estilo UOL Estilo

Envie sua pergunta

Escreva para
etiquetesima@uol.com.br

Este blog é atualizado diariamente

Visitas Contador

24/05/2009

Casamento

Casamento de adulto

Quem casa quer casa e eu sei que também quer uma linda festa. O que eu não consigo entender é porque muitos casais escolhem uma cerimônia cara, um vestido de noiva mais caro ainda e tantos e tantos eventos antes, durante e depois da festa que com o dinheiro poderiam morar em um apartamento ou casa com uma área 30% maior. Quer dizer que em nome de uma festa – olhem bem que não estou falando de uma linda cerimônia com uma troca de votos importantes e que dure um pouco mais de tempo, afinal como a Folha de S.Paulo hoje nos informa, 25% dos casamentos acabam em divórcio.

Quem sabe vale mais aumentar o patrimônio.

Escrito por Márcia Zoladz às 12h29

04/02/2009

Casamento

Todo mundo adora um vestido vermelho, menos a noiva

Serei madrinha de um casamento. Escolhi o meu vestido vermelho, a noiva não fez exigências sobre a cor, mas algumas pessoas me disseram que eu não deveria usar essa cor.

 

É só pesquisar o Google Images e enlouquecer com quantidade de fotos de vestidos vermelhos. Lindos! Todos lindos! E não há como negar, nos “sentimos” de vermelho. Alguns costureiros como o italiano Valentino o transformaram em uma obra de arte. Ele se aposentou, é verdade e ganhou uma grande festa em julho de 2008.  A foto abaixo é de uma grande exposição comemorativa de seu trabalho e composta, é claro, por seus famosos vestidos vermelhos.

 

Repare também como na sequência de fotos com as atrizes tanto as magras e como gordas ficam lindas com um vestido vermelho.

 

Pois bem, no altar quem precisa ficar muito linda é a noiva e apesar de tudo que branco do vestido quer dizer, se tiver um vestido vermelho ao seu lado, com perdão do trocadilho de mau gosto ele empalidecerá.

 

Exposição de vestidos vermelhos de Valentino, Roma, 2009.

Reportagem publicada na revista do New York Times. Foto: Reprodução

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Kate Walsh, Heidi Klum, Queen Latifah e Ali Larter na festa do premio Emmy, 2007.

Fotos: Divulgação.

Escrito por Márcia Zoladz às 10h16

02/02/2009

Casamento

Vestidos de noiva curtos

 Vou me casar em fevereiro (mês quente), mas no civil com festa em um bufê. Gostaria de um vestido de cetim curto, ou seja, dois dedos acima do joelho, pois sou baixa e magra.

Algum inconveniente ou está na moda? Detalhe: é meu segundo casamento.

 

Acho um vestido de noiva curto muito mais moderno do que um longo. É mais jovial embora a maior parte das mulheres prefira um vestido longo no dia de seu casamento. De fato vestidos longos tem um ar mais romântico. Coloquei a seguir alguns modelos de dois grandes costureiros para provar que um vestido curto também pode ser muito romântico e feminino. Felicidades!

 

 

Dior alta costura, 2009. Foto: Divulgação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Valentino em 2007, muito atual. Foto: Reprodução

 

 

Escrito por Márcia Zoladz às 11h33

22/08/2008

Casamento

Mãe do noivo discreta

Mãe do noivo discreta

Gostaria de obter algumas informações.

O que devo usar para o casamento de meu filho? Quero algo fino e discreto.

Data: 30/01/09  -  20h30.   Cerimônia e festa no mesmo salão.

Sou morena,1,63m, 65kg.

E o cabelo? Ele tem corte chanel, médio comprimento.

 

Casamento à noite permite que as mães dos noivos e as madrinhas usem vestido longo. Mas depende do que os noivos decidirem e, o mais importante, é conversar e combinar com a mãe da noiva para descobrir o que ela pretende vestir. A partir daí escolha um vestido de acordo com o seu estilo. Longo ou na altura da canela, pode ter um pouco de decote, afinal é no alto verão. Vestidos justos de crepe com organza em camadas retas alongam a silhueta, escolha cores claras que combinem com o seu estilo. Evite estampados e bordados grandes, mas aproveite para usar um broche com brilho ou uma flor na lateral do vestido.  Devido ao horário, não use nenhum adereço na cabeça.

Escrito por Márcia Zoladz às 11h39

03/07/2008

Casamento

Casamento no cartório

Casamento no cartório

Meu irmão vai se casar no cartório, em seguida terá um almoço para 50 convidados em um restaurante. Gostaria de saber qual traje deve ser usado em um casamento só no civil. Outra dúvida: minha mãe faleceu há oito meses e gostaria de saber se meu pai precisa ir de terno, qual a cor ou pode ser outro traje. Se possível, responda-me pelo meu e-mail.

 

As respostas para os e-mails enviados são sempre no próprio blog. Assim mais pessoas aproveitam.

 

Você me fez duas perguntas:

 

Qual a roupa para um casamento só no civil pela manhã?

A mesma que você usaria para ir a uma missa ou cerimônia como formatura pela manhã. Pode ser um vestido ou calça comprida, mas com sapato de salto para não ficar com uma roupa esportiva. Nada muito formal, de preferência sem brilhos, mas bem arrumada, com uma bolsa pequena ou carteira.

 

Meu pai precisa usar terno?

Ele precisa sim vestir um paletó, mesmo sem gravata, um blazer de lã se estiver frio com uma calça social. Mas, se o noivo for de terno, quem sabe ele acompanha o filho e também veste um terno? A viuvez não tem nenhuma relação direta com o casamento do seu irmão. Mas é claro que as lembranças serão muitas. Quem sabe seu pai faz uma pequena homenagem à sua mãe durante o almoço?

 

Casamento civil de Franz Beckenbauer, 

ex-jogador e técnico da seleção alemã de futebol.

Foto:EFE

 

 

Escrito por Márcia Zoladz às 18h25

24/05/2008

Casamento

Casamento pela manhã

Casamento pela manhã

Tenho um casamento para ir nessa semana. Será às 11 horas da manhã e estou em dúvida de como me vestir. Terno e paletó completo ou só calça e camisa social. Nunca fui a casamento pela manhã.

 

A única diferença entre casamentos pela manhã e à noite é que você pode vestir um terno de cor mais clara. A não ser é claro, que os noivos tenham avisado que liberaram o traje informal. O terno pode ser cinza ou bege, além do usual que é azul marinho, a gravata também pode ser mais clara, não há restrição de cor. A camisa branca ou de cor lisa e os acessórios pretos.

 

 

Nesse horário também é possível vestir um terno com um corte mais próximo ao corpo com dois botões e uma camisa branca, sem gravata.

Escrito por Márcia Zoladz às 21h46

Casamento

Vermelho no altar

Vermelho no altar

Serei madrinha de um casamento que será realizado às 20h.  Conversando com outras madrinhas, percebi que muitas queriam usar vestido vermelho. Sempre soube que não é de bom tom usar vestidos longos vermelhos, sendo madrinha de um casamento, afinal a estrela é a noiva. Ninguém nunca tinha ouvido falar sobre isso, acharam que não tem problema nenhum usar roupas vermelhas no altar. O pior é que ainda cogitaram a possibilidade de usarem roupas estampadas. Estou errada ou certa? É correto usar vermelho no altar? Acho falta de respeito e consideração com a noiva.

 

Concordo contigo, vermelho no altar não me parece a melhor idéia. Eu ainda tenho outra observação sobre o vermelho para um casamento à noite. Vestidos longos com cores muito fortes costumam envelhecer quem os veste. Quanto aos vestidos estampados, podem sim ser utilizados e também pode ficar muito bonito. Existem alguns tecidos para roupas de festa como musselinas que têm pequenas estampas e algumas delas são rebordadas com brilhos. É lindo e, para mim, são até mais interessante do que um vestido de uma só cor com muitos drapeados ou babados. Atualmente as madrinhas conversam um pouco com a noiva sobre as roupas que vão vestir, é uma maneira gentil de participarem um pouco mais da cerimônia e também de se ajustarem às suas expectativas.  

Escrito por Márcia Zoladz às 20h27

08/05/2008

Casamento

Palhaço em festa de casamento

Palhaço em festa de casamento

Contratei um palhaço para animar as crianças que ficarão num salão anexo ao dos adultos na minha festa de casamento. É chato?

 

É bem fora do usual, principalmente por desviar completamente do assunto da festa. Não gosto da idéia de colocar as crianças em uma sala separada: é o seu casamento e não uma festa qualquer. A sua sugestão transforma um dia importante entre um homem e uma mulher em uma festa infantil.  É essa a memória que você gostaria de guardar deste dia? Mesmo que festa seja muito informal, espera-se certa cerimônia entre o casal. Não se decepcione nem aos seus amigos e familiares diminuindo a importância do seu casamento.

Se vocês fizerem questão de ter um entretenimento diferente, um palhaço pode perfeitamente fazer um lindo espetáculo, sem gritarias, e que certamente encantaria a todos os convidados. Escolha um número especialmente poético.

 

Foto: Folha Imagem

Escrito por Márcia Zoladz às 18h34

16/04/2008

Casamento

Roupa para casamento pela manhã

Roupa para casamento pela manhã

 

Gostaria de sua ajuda. Sou homem, 37 anos. Fui convidado para o casamento da filha de um amigo e não sei o que vestir. O casamento será às 10 da manhã. O que devo vestir? E minha esposa?

 

Casamentos pela manhã pedem roupas de cor mais clara tanto para homens quanto para mulheres, e têm inclusive certa flexibilidade. O sapato ode ser marrom, o terno cinza ou azul, a gravata vermelha... Se o casamento for pela manhã e muito formal, com missa ou culto, em uma igreja ou templo grande então você poderá usar um terno risca de giz. Sua esposa pode vestir um conjunto ou vestido mais curto.

Veja os exemplos a seguir, por acaso na mesma foto, da família real espanhola, repare como os homens combinam as diferentes partes do traje. As mulheres de roupa curta com cores discretas.

 

Família real espanhola. Foto: AFP


 

Escrito por Márcia Zoladz às 17h59

30/03/2008

Casamento

Devo vestir fraque, casaca ou terno no meu casamento?

Devo vestir fraque, casaca ou terno no meu casamento?

Atualmente é mais legal/chique casar de terno ou fraque ou casaca?

No caso do terno, existe alguma regra que deve ser observada? O casamento será às 21h.

Obrigado,

Gustavo

 

 

Gustavo, cada um desses trajes tem uma função diferente – explico em seguida. Casaca não é roupa de casamento – é um traje para ser usado em ocasiões muito formais e com fins muito específicos nos dias de hoje, como exemplo a ocasião em que um embaixador apresenta suas credenciais para um rei ou rainha. O fraque tem duas versões, meio-fraque para casamentos pela manhã é às 17 horas e o fraque para casamentos à noite, curto na frente com abas longas atrás. Não recomendo muito, a regra diz que fraque é o traje para todos os convidados, mas eu entendo que no dia do casamento dá muita vontade de vestir uma roupa especial.

 

Para um casamento às 21 horas você e os padrinhos poderão usar o fraque, se quiserem muito. Elegante, elegante mesmo, é vestir um terno azul marinho com a gravata de seda azul clara, quase branca. Assim noivo e noiva estarão integrados como par e ainda farão um belo conjunto com os convidados.

Escrito por Márcia Zoladz às 11h44

25/03/2008

Casamento

Casamento com festa no inverno

Casamento com festa no inverno

Não serei madrinha, mas é o casamento da minha prima!! Será num Buffet, à noite, para umas 300 pessoas. Não gosto de frio e não tenho nenhuma opção de roupa, não sei o que usar para a ocasião!! Uma vez fui num casamento no inverno de terninho, mas as outras convidadas estavam de longo, tomara-que-caia, mas com o paletó dos maridos/namorados, não achei elegante e, desta vez, gostaria de usar vestido, mas sem passar frio, existe vestido chique para o inverno? E os sapatos? Como combinar?

 

Vou começar a explicar o traje de baixo para cima: como é uma recepção à noite você deverá usar meias-finas. O sapato, no entanto pode ser fechado na frente e aberto atrás. Metade do frio já diminui.

O traje deve estar indicado no convite. Veja se não tem alguma indicação. O vestido pode ser longo ou no meio da perna, pode ser tomara-que-caia ou sem mangas e um pouco mais fechado no decote. Agora o truque é vestir um paletó ou um casaco do mesmo comprimento que o vestido em um tecido mais pesado, como crepe de seda ou veludo. Se você é muito friorenta, traga um xale de lã fina.

 

A bolsa deve ser independente do restante do traje, de metal, bordada, mas principalmente pequena.

 

Detalhe da coleção de inverno 2008 da G.

Foto:Folha Imagem

Escrito por Márcia Zoladz às 19h26

23/03/2008

Casamento

Vestido adequado para um casamento à noite

Vestido adequado para um casamento à noite

Tenho um casamento às 20h, seguido de uma festa em um bufê. Pretendo lugar um vestido por sair mais em conta. Que tipo de tecido está em alta e qual o comprimento adequado? É preciso ter brilho? Queria aproveitar uma sandália de salto alto prata que tenho, será que ainda está na moda?

Primeiro você precisa escolher o vestido. A própria loja poderá indicar um modelo que seja adequado, mas o mais importante é que tenha um modelo pouco complicado, sem drapeados ou babados. Quanto mais simples o corte melhor. Como o casamento é às 20h é possível usar um vestido longo. Pode também usar um vestido no meio da perna – alguns chamam de longuete, o que eu prefiro ao longo.Cores como cinza estão bem na moda e quem sabe você leva a sandália para ver se combina com o vestido.

Escrito por Márcia Zoladz às 23h35

14/03/2008

Casamento

O vestido de minha noiva será vermelho, o que devo vestir?

O vestido de minha noiva será vermelho, o que devo vestir?

Eu e minha noiva vamos nos casar em julho em um sítio. A cerimônia será às 16h30. O vestido de minha noiva é vermelho, que cor de roupa devo vestir?

Vou servir na festa espetos, maionese, salgadinhos, batatas em molho, isto está correto? Preciso de pratos ou talheres?

 

Como o casamento é em um sítio, você pode vestir um terno bege escuro com uma camisa sem gravata por exemplo. Ou se preferir, um conjunto de calça de lãzinha cinza ou risca de giz bem discreta com um paletó azul marinho. Nada de botões dourados. Camisa branca e uma gravata com estampa discreta. Sapatos e cinto pretos.

 

Quanto à festa, pratos, garfos e facas e, se possível, toalhas de tecido nas mesas e guardanapos de tecido. O mesmo vale para o bolo ou as sobremesas. A comida é mais informal, mas a festa precisa ser bem bonita – afinal é o seu casamento.

 

 

Denzel Washington em cena de O Gângster, filme de Ridley Scott. Foto: Divulgação

Escrito por Márcia Zoladz às 17h23

04/03/2008

Casamento

Casamento às 15h de um sábado

Casamento às 15h de um sábado

Oi.. Tenho um casamento em Abril/2008.... Qual tipo de roupa seria mais apropriado para o casamento? O casamento é às 15h, um sábado. 

Outra dúvida:
- E para a madrinha, qual é a melhor roupa? Pois minha amiga é madrinha do mesmo casamento.

 

Casamento à tarde pede vestido curto e de cor suave, o tecido pode ser liso ou estampado – nada de onças ou outr. Os acessórios podem ser mais chamativos, e se quiser calçar sandália no lugar de um sapato estilo escarpin, escolha um modelo um pouco mais fechado para acompanhar a meia-estação. Não é necessário usar meias finas.

 

A roupa da madrinha não é muito diferente da roupa de um convidado, mas o correto é a sua amiga conversar com a noiva. É o dia dela, e atualmente muitas noivas combinam com as madrinhas a cor das roupas e algumas têm damas também.

 

Damas de honra em casamento. Foto: Folha Imagem

Escrito por Márcia Zoladz às 16h29

22/02/2008

Casamento

Qual a cor do esmalte para a mãe do noivo?

Qual a cor do esmalte para a mãe do noivo?

Sou a mãe do noivo. O casamento será às 21h num salão e, depois, haverá um baile. Meu vestido é longo, a rigor, a cor é vermelho queimado. Posso usar sandália, por causa do calor? Qual o tom de esmalte das unhas? Costumo pintá-las de vermelho, mas estou com medo de exagerar na cor. O que você me aconselha... com urgência, por favor.

 

As unhas das mãos e dos pés devem estar pintadas ou de uma cor muito suave como o bege (misturinha) ou apenas com verniz transparente, como você já sugeriu. Infelizmente essa não é uma situação para calçar uma sandália. Prefira um sapato fechado na frente e aberto atrás ou no máximo uma daquelas sandálias muito fechadas com apenas uma discreta abertura na frente, que não alivia o calor...

Escrito por Márcia Zoladz às 11h49