UOL Estilo UOL Estilo

Envie sua pergunta

Escreva para
etiquetesima@uol.com.br

Este blog é atualizado diariamente

Visitas Contador

15/03/2010

Com que roupa

Vestido tomara-que-caia para casamentos

 
 

Vestido tomara-que-caia para casamentos

Quero tirar algumas dúvidas: posso ir a um casamento com um vestido curto? O casamento será em maio, e quero usar um vestido um pouco acima do joelho com um scarpin bem alto preto. Você pode me sugerir algum modelo? Não sou alta, então o modelo não pode ser tomara que caia, estou certa?

 

Você não me disse onde mora, assim fica um pouco difícil sugerir algum modelo, mas no mes de maio ainda faz calor na maior parte do país, assim a minha sugestão é que vista o seu tomara-que-caia, mas quem sabe com um casaqueto de organza, só para minimizar o efeito dos ombros de fora na igreja e, e por acaso, tiver uma brisa mais fresca. Como é uma casamento, me parece um pouco sisudo calçar um sapato preto, ainda que muito charmoso. Uma sandália seria mais adequada.



 

Escrito por Márcia Zoladz às 22h55

08/03/2010

Com que roupa

Noite do Oscar com muitos vestidos estilo sereia

Mulheres lindas e famosas juntas nos ajudam a entender como não se vestir. Todos os anos os grandes costureiros emprestam seus melhores vestidos para serem usados e apreciados na entrega do Oscar. E é uma pena que as atrizes nem sempre escolham os mais bonitos ou mais inovadores. A quantide de atrizes vestidas com vestidos sem alça, justos até abaixo dos quadris e com babados ou drapeados mais longos nas costas, enfim vestidas de sereia, este ano foi enorme.

 

A sereia é um formato que não favorece a ninguém por desequilibrar as proporções. E com se fosse uma regra para diferenciar atrizes jovens de mulheres adultas, os vestidos das primeiras tinha com frequencia uma saia larga, rodada como as roupas de desenhos animados. Porque jovens atrizes não podem se vestir de maneira moderna e inovadora, com tecidos experimentais e ficariam com certeza mais bonitas e menos com jeitinho de dama de honra em casamento.

 

Para ver o álbum de fotos completo, clique aqui.  

Escrito por Márcia Zoladz às 09h57

07/03/2010

Com que roupa

Mais sobre os segundos casamentos e agora com a roupa das mães

Muito boa sua dica para noivas que se casam pela segunda vez do UOL de hoje, mas gostaria que vc desse sugestões para mães da noiva. Minha filha casa em setembro, às 11h da manhã e vamos fazer uma recepção em uma chácara. Tenho 50 anos, sou do tipo mignon magra (50 kg) e morena. Pensei em um tubinho, é muito formal?

No post anterior, sobre vestidos para noivas em seu segundo (ou terceiro) casamento, um dos comentários dizia que os trajes sugeridos são adequados para jovens com menos de 30 anos. Não concordo. Os dois, na minha opinião são adequados para mulheres com 50 anos e mais, ficam muito elegantes em mulheres com manequins maiores. Por isso, indico para a mãe da noiva o mesmo estilo de roupa. Um vestido tubinho no casamento da filha, mesmo quando a festa é em uma chácara, merece ou melhor pede algum adereço ou um modelo mais elaborado, ainda que sem exageros.
 


 

Escrito por Márcia Zoladz às 14h23

31/01/2010

Com que roupa

Casamento no domingo de Carnaval

 
 

Casamento no domingo de Carnaval

Tenho um casamento às 11h no domingo de Carnaval. Posso usar um vestido frente única,longo, de malha fria? A sua cor é verde musgo com estampas florais em tons rosa, azul e bege. Qual a sandália que devo usar e que acessórios seriam indicados?

Quando se tem tanta dúvidas, como na da pergunta acima, já se tem pelo menos uma intuição de que o vestido não é lá muito adequado para a ocasião, mas quem sabe com alguns acessórios é possível aproveitá-lo. Um vestido de malha longo é um traje esporte e combina com sandália sem salto.

O melhor nessa situação é escolher um vestido curto, pode ser de algodão mesmo e vestir uma sandália de tiras finas com muitas bijuterias, douradas, coloridas e bem alegres, afinal é verão.

Escrito por Márcia Zoladz às 15h22

19/01/2010

Com que roupa

Existem estampados e estampados

 Minha prima casará  às 20h e gostaria de usar um vestido estampado longo, me disseram que não combina. Estou em dúvida, por favor me ajudem.

É possível usar um vestido estampado em um casamento, só que em geral evita-se para que o centro das atenções fique com a noiva. Existem estampados suaves e muito elegantes e outros com a força de uma saída de praia. Tudo depende do tecido do vestido, quanto mais nobre, como sedas e crepes, melhor suportam as estampas e as cores. Um vestido longo com tecido estampado e com um grande decote não deve ser usado em um casamento -- é um vestido informal que pede uma sandália rasteira como complemento. Um vestido curto de seda, com estampa forte, pode ser utilizado.

Assim, se for possível, escolha um vestido com estampas com cores discretas, não é preciso que o desenho seja com flores e detalhes pequenos. Sandálias com salto alto e bolsa pequena, mas pode ser bem colorida.

Escrito por Márcia Zoladz às 20h19

13/12/2009

Com que roupa

Como agradecer

 
 

Como agradecer

Gostaria de saber se, quando alguém me agradece falando obrigado, devo responder: Obrigada eu ou Obrigada você?

A pergunta é interessante, não é sempre que agradece de maneira clara e direta. Quando alguém agradece por uma gentileza, favor ou ajuda não há necessidade se dizer nada, a conversa ou melhor o favor que você prestou encerra-se nesse momento.

No caso das duas pessoas se beneficiarem basta dizer eu é que agradeço. Agradecimento é curto.

Escrito por Márcia Zoladz às 09h45

10/12/2009

Com que roupa

Como usar um blazer masculino

 
 

Como usar um blazer masculino

O blazer preto pode ser usado em qualquer ocasião ou há restrições?

Aproveito para dar mais algumas explicações sobre o uso do paletó usado individualmente -- o blazer. Como é um traje informal pode ser usado durante o dia ou à noite e em situações muito corriqueiras: se está um pouco frio, no trabalho, em almoços com amigos, ou em uma festa; basta que o tempo refresque um pouco ou se estiver chovendo para poder usá-lo. O importante é observar que o paletó não é uma peça de roupa excepcional. Acontece com frequência de ser deixado no armário devido a certo constrangimento com relação ao seu uso. Comprou? Então o use. O que de fato varia é o tecido, mais pesados no inverno e mais leves no verão, não há restrições para o uso de certas cores, essa é decididamente uma questão de gosto. Mas, cores e padrões mais escuros facilitam a escolha da camisa ou da calça, que também pode ser jeans.

Escrito por Márcia Zoladz às 17h49

16/11/2009

Com que roupa

Como lidar com trajes que nos incomodam

 
 

Como lidar com trajes que nos incomodam

Ainda por conta do caso da UNIBAN, onde a direção da Universidade não soube se comportar, a imprensa em um primeiro momento chegou a usar a frase "um pesadelo de relações públicas" no lugar de entender que se tratava de uma séria falta de controle dentro da instituição, que por sua vez também não soube se comportar nem decidir corretamente. Foram feitas comparações com questões como o racismo, sem contar que espaço público ou privado que permite manifestações de turba, ainda mais em local que deveria ser voltado à educação, pesquisa e formação, tem um problema. O fato é que muitas vezes a maneira de se vestir de algumas nos incomoda.

 

Nesse caso, a aluna estava bem vestida, mas olhando novamente os filmes e as fotos noto que nem os rapazes de tenis, camisa de manga curta para fora da calça e das outras moças também não sabem se vestir adequadamente. Faculdade não é igreja, deve-se usar roupa informal, mas sem desleixo, é uma oportunidade para se ensaiar o comportamento profissional. A roupa certa vale tanto quanto chegar na hora. Professor legal é aquele que tem título de doutor e linha de pesquisa financiada por fundações e institutos sérios. E as faculdades e instituições que tanto anunciam que as mensalidades são baratas deveriam repensar qual é o seu assunto. Barato é o fogão em liquidação e não conhecimento. Os alunos deveriam exigir mais pelo seu dinheiro. 

Se a roupa dos outros incomoda, nem sempre é porque estão mal vestidos ou as mulheres estão com a libido sem controle. Pode ser que não nos ensinaram a entender o código do traje. 

Salvar e Publicar

Escrito por Márcia Zoladz às 17h58

08/11/2009

Com que roupa

A questão errada da roupa na Uniban

A Folha de S. Paulo de hoje, 8 de novembro de 2009, traz ampla cobertura sobre o caso da estudante que foi escorraçada por uma turba na UNIBAN. O que do começo ao fim é um exemplo de como não se pode lidar com uma situação. A aluna foi expulsa da faculdade por trajar uma roupa inadequada: um vestido de malha curta, estilo camisetão, desses que se encontra à venda em todas as lojas de roupa da cidade, sem contar os ambulantes nas ruas da cidade de São Paulo, portanto um vestido que está na moda, popular ao gosto feminino. Também está calçada com um escarpin, explico o que quer dizer -- um sapato de salto alto fechado, no caso com plataforma, também à venda por bom preço nas cadeias de lojas de roupas populares. Logo para o Brasil de hoje o traje é correto. Não tem nada de extraordinário a ponto de gerar um protesto.

Gente, nem nos anos 60, no auge da minissaia aconteceu tamanho grau de caipirice.


Desde quanto confundir moda com ética explica a expulsão um aluno de uma instituição de ensino? O que me preocupa, e muito, é que nesse caso a UNIBAN alega que o traje incorreto justifica a sua decisão e eles tem uma faculdade de moda! Deveriam ter ouvido alguém de antes de mandar a moça embora.

 

 

Escrito por Márcia Zoladz às 10h21

06/11/2009

Com que roupa

Tenis e meias brancas

Sempre que vejo tênis de qualquer cor usado com meias brancas, me pergunto se a cor da meia tem que combinar com a do tênis.

 

Os tênis são muito informais e  não há necessidade de combiná-los com as meias. A escolha de outras cores para as meias, mesmo mais fortes, é muito interessante uma vez que mostra a personalidade de seus usuários. Usar cores fortes que contrastam com as dos tênis também pode ser entendido como senso de humor de quem as veste. Repare como as crianças muitas vezes adoram meias com as imagens de seus heróis ou heroínas.


Na dúvida, prefira meias na cor branca são neutras e combinam tanto com as calças quanto com os tênis, meias pretas são modernas e realçam o modelo do tênis. Mas o fato é que essa dúvida é desnecessária, todas as cores combinam com tênis.

 

 

 

Escrito por Márcia Zoladz às 19h25

11/08/2009

Com que roupa

Roupa para festa de um ano

Meu filho vai completar um ano e não sei que roupa de vestir na sua festa. Preciso de uma roupa que me deixe bem, bonita e elegante, mas também confortável para acompanhá-lo o tempo todo, ele anda bastante. Eu comprei uma bota de cano alto e sem salto. O que combina com a bota? Tenho 1,60m e estou com 63 quilos, tenho os seios bem volumosos.

 

 

Você não diz a região do país onde mora, assim não tenhocerteza do que devo indicar. Vamos : bota de cano alto combina com vestido largo e estampado com uma jaqueta jeans ou de couro por cima. Se for mais esportiva pode vestir uma calça jeans, camisa branca e casaco de . Se estiver muito frio, vista uma saia reta de com um pulôver de e um bonito cachecol.  Muitas pulseiras grandes dão o colorido à todas as roupas. Feliz aniversário para seu filho.

 

Escrito por Márcia Zoladz às 23h02

11/02/2009

Com que roupa

Roupa para homens em eventos comemorativos

Fui convidado para assistir a um concerto musical no Teatro Alpha. Será uma apresentação da OSUSP em comemoração aos 75 anos de fundação da USP. Devo ir de terno ou posso colocar apenas uma roupa social? Essa roupa pode ser de cor clara? Será à noite. Obrigado pela ajuda.

A  noite não combina com cores claras a não ser em raras ocasiões. Vista um terno escuro, pode ser cinza, azul marinho ou de algum tecido riscadinho de branco e preto, camisa branca e gravata; é uma situação formal e muito solene embora aqui no Brasil tenhamos o hábito de usar roupa esporte em situações formais. A roupa é uma forma de homenagear a ocasião.
Veja um exemplo a seguir.
Foto: reprodução do site de um alfaiate inglês tradicional.

Escrito por Márcia Zoladz às 08h56

03/02/2009

Com que roupa

Roupas para um cruzeiro

 
 

Roupas para um cruzeiro

 

Tenho 50 anos, meu marido tem 52 anos. Moramos em região montanhosa (Teresópolis), somos professores universitários e nos vestimos de forma simples e casual. Para nosso 27º aniversário de casamento, em fevereiro, faremos um cruzeiro marítimo na costa brasileira e não temos idéia sobre o que vestir!!!  O que é mais adequado para nossa idade? O que usar durante o dia? E à noite, durante os shows que acontecerão a bordo? E para o jantar tradicional com o capitão? Gostaria de receber dicas para este ocasião especial para não correr o risco de pecar pela falta ou pelo excesso. Pode nos ajudar?

 Um cruzeiro é como viajar para um hotel, pessoas diferentes se encontram em um só lugar, portanto não se preocupe demais. Coloque na mala um chapéu para poder aproveitar a brisa marinha, calças compridas e sandálias confortáveis. Anda-se muito em um navio. Seu marido deve levar um paletó e uma gravata para os jantares formais da programação, e você pode levar um ou dois vestidos para a noite, mas não precisa ser longo. Lembre-se de levar saída de praia e não é, em geral, permitido andar sem camisa dentro do navio, camisetas e pólos devem fazer parte da mala do seu marido. Em alguns lugares do navio o ar condicionado é muito forte, portanto leve um casquinho de algodão e um xale bonito para acompanhar as roupas à noite. Você e quase todos no navio devem ser marinheiros de primeira viagem. Aproveite!

Escrito por Márcia Zoladz às 18h17

19/10/2008

Com que roupa

Gola rolê é elegante?

Gola rolê é elegante?

Sempre que vejo alguém com blusa de gola rolê e colar de pingente, fico em dúvida se é bonito ou brega. Você acha que fica elegante? Se sim, como deve ser usado?

Uma blusa ou um suéter com gola rolê costuma deixar quem o usa bem elegante desde que não esteja curto ou apertado no pescoço. Provavelmente a sua dúvida sobre o pingente deve-se mais ao conjunto do que ao adereço.  Em geral é elegante usar uma blusa de gola rolê com um colar que desça até a altura do estômago. Mas também é interessante usar uma blusa de gola rolê estampada e sem nenhum adereço.

Detalhe da gola de um vestido Pucci. Foto: Reprodução.

Escrito por Márcia Zoladz às 13h53

Com que roupa

O que vestir para um jantar com traje social completo

O que vestir para um jantar com traje social completo

O que devo usar? Preciso vestir meias finas? Posso usar uma pantalona com uma camisa ou blusa de tecido nobre ou com brilho?

 

O traje social completo quer dizer que os homens devem usar terno e gravata.  Você provavelmente vai encontrar muitos homens com um paletó e sem gravata. Normalmente nessas ocasiões as mulheres vestem-se com roupas como a que você sugere e usam algumas jóias ou bijuterias mais elegantes ou com uma certa personalidade.

 

Como estamos no Brasil e faz calor não é necessário usar meias finas, ainda mais com calças compridas.

Escrito por Márcia Zoladz às 13h29