UOL Estilo UOL Estilo

Envie sua pergunta

Escreva para
etiquetesima@uol.com.br

Este blog é atualizado diariamente

Visitas Contador

30/11/2009

À mesa

Copos em um jantar

 
 

Copos em um jantar

A pergunta é boa: é preciso usar um jogo de copos completo em um jantar mais formal? Ou posso utilizar jogos diferentes de cores? 

 

A resposta é melhor ainda: não há nenhuma obrigação em se usar copos do mesmo jogo em uma mesa, não há o risco de se parecer deselegante. O importante é oferecer aos seus convidados os copos adequados para as bebidas que serão tomadas durante a refeição. Assim o copo de água precisa ser maior que o de vinho tinto que por sua vez é um pouco maior - cabe maior quantidade do que no copo de vinho branco. 

A cor do copo pode variar mas  é importante que o material seja transparente, e não opaco, para mostrar a qualidade da bebida. E aí não faz diferença o que é servido -- pode ser vinho, cerveja, sangrias ou refrigerantes. O importante é que se veja o seu conteúdo. É bom observar que um vinho de boa qualidade também é avaliado pela sua cor, nesse caso deve se usar um copo transparente e sem cor. Deve se deixar o vinho como o centro das atenções.

Escrito por Márcia Zoladz às 23h21

28/02/2009

À mesa

Faz tempo que não me perguntam sobre prataria

Muita gente ganha ou recebe de herança da avó vasos, jarras e talheres de prata. E é claro que ficamos com a idéia que objetos de prata dão muito trabalho para limpar. É verdade, mas apenas quando não são usados. O uso frequente evita que escureçam e prata não precisa estar tinindo e ofuscando a vista o tempo todo. Para limpar os objetos muito sujos eu prefiro o produto em pó que misturado ao detergente deixa toda a superfície bem clara. Se estiverem menos sujops ou manchados, uma esfregadinha com uma flanela especial que já tem o produto de limpeza também é suficiente.  Alguns objetos chegam um pouco mais gastos e precisam de um novo banho de prato, mas raramente é o caso.

Conjunto de prata da década de 60. Foto: Reprodução

Escrito por Márcia Zoladz às 17h58

28/01/2009

À mesa

Quando devo servir a sobremesa?

 Em um almoço ou jantar, quando devo servir a sobremesa? Logo após o término da refeição? Depois que retirar as louças da mesa? Tenho dúvidas a esse respeito, pois quando recebo amigos nessas ocasiões, sinto que eles preferem comer a sobremesa depois de um tempo de papo na sala de estar.

 

A sobremesa é servida na seqüência dos pratos salgados. Quando todos acabaram de comer, os pratos, as travessas, os copos de vinho são retirados. Os copos de de água permanecem e se tiver um vinho docinho para acompanhar a sobremesa, coloque os copos adequados. ficam.  A sobremesa então, é servida.

Se você percebe que num jantar informal os seus amigos preferem conversar um pouco na sala de estar, não tenha dúvidas, faça isso. E mais ainda, oficialize o seu jeito. Depois que todos acabaram de comer avise: “Pessoal aqui em casa eu sirvo a sobremesa na sala de estar”. Assim quem tiver vontade poderá se servir e quem não come sobremesa continuará conversando sem precisar se desculpar, como acontece quando todos estão à mesa.

Escrito por Márcia Zoladz às 15h17

02/12/2008

À mesa

Celular sobre a mesa

Celular sobre a mesa

Minha amiga insiste em deixar o celular sobre a mesa durante as refeições...

Quando isso acontece eu sempre tenho a impressão que o último lugar que a pessoa gostaria de estar é em um restaurante comigo. Se a pessoa faz isso para dizer que tem pouco tempo, que acha a minha companhia secundária ou qualquer outro motivo, é sempre muito desagradável quando ficamos falando com o ar. Atender o telefone enquanto estamos com outras pessoas, a não ser no caso de pequenos recados e em situações que não envolvam o relacionamentos profissionais, deve ser evitado.

 

 

Escrito por Márcia Zoladz às 16h44

09/10/2008

À mesa

O que faço com a colher

O que faço com a colher

Tenho uma dúvida. Toda vez que tomo sopa o que faço com a colher quando termino de comer?

 

Deixe-a no prato.

Escrito por Márcia Zoladz às 12h52

01/10/2008

À mesa

Deixar comida no prato é permitido?

Deixar comida no prato é permitido?

Surgiu uma dúvida e resolvi recorrer a quem entende mesmo... Em um restaurante francês, excelente, tradicional e, com suas porções diretamente proporcionais devo comer tudo? Além de demonstrar que gostei, a porção é feita sob medida para ser inteiramente apreciada. No entanto fui repreendido por isso. Socorro!!!

 

A comida colocada no prato é sempre para ser comida, em casa ou em um restaurante. Nada de se deixar sobras no prato como se isso fosse elegante.  As porções das refeições a moda francesa são calculadas para uma pessoa sair da mesa satisfeita, mas nunca empanturrado. Por isso servem em uma refeição informal uma entradinha, o prato principal e queijos com pão para completar.

Escrito por Márcia Zoladz às 17h50

13/08/2008

À mesa

Rolha em restaurantes

Rolha em restaurantes

Em restaurantes em que se cobra rolha você acha deselegante levar um vinho que já conste da carta do estabelecimento?

Ah o vinho! Não há como saber se um restaurante tem ou não o vinho que você vai levar. Se o proprietário estabeleceu a cobrança pela rolha, isto é – pelo seu direito de levar um vinho para acompanhar a comida que servem, para eles não faz a menor diferença o que os seus clientes estão bebendo desde que seja um vinho com a mesma qualidade de sua carta e de preferência, bem melhor.

 

Escrito por Márcia Zoladz às 10h54

27/05/2008

À mesa

Para se comer com garfo e colher

Para se comer com garfo e colher

Atrapalho-me um pouco com o uso da colher e garfo para as sobremesas. Se a posição correta é a colher em cima e à direita do prato, e o garfo à esquerda, devo utilizar a colher com a mão direita? Ou uso o garfo nesta mão, a fim de segurar o alimento para não escapar e a colher na mão esquerda se leva à boca? Qual talher serve para cortar, e qual serve para empurrar?

 

Utilize o garfo para fixar a comida, corte com a colher um pedacinho próximo ao garfo, se tiver uma calda, molhe um pouquinho com a colher e em seguida leve o garfo até a boca. Em alguns casos – de frutas ou sobremesas com a textura mais dura, a faca estará no lugar da colher.   

Foto: Folha Imagem

Pêra cozida no vinho tinto do restaurante

Fasano, em São Paulo, SP.

 

Escrito por Márcia Zoladz às 19h37

30/04/2008

À mesa

Facas e seu uso correto

Facas e seu uso correto

Oi Márcia!  Tudo bem? Solicito uma informação: várias pessoas que eu conheço, usam a faca para empurrar o alimento para cima do garfo.  Essas pessoas usam as duas mãos o tempo todo da refeição (depois de cortar a carne, utilizam a faca com a mão esquerda e o garfo com a direita). Que eu saiba a faca só se usa na hora de cortar o alimento, um pedaço por vez e depois descansar a faca ao lado prato. Qual o correto em um jantar formal? E no dia a dia ou num churrasco ou almoço mais descontraído? Obrigada.

 

A etiqueta tem algumas regras para usar os talheres, mas precisamos ser um pouco flexíveis.  A regra diz que o garfo é usado na mão esquerda e a faca na direita, apenas porque é preciso um pouco mais de força e jeito para cortar e a maior parte das pessoas é destra. Um canhoto, com certeza sofre, o melhor é que ele use a faca de maneira firme e segura, e a mão correta para ele é a da esquerda. Trocar os talheres de mão enquanto se come é um pouco tumultuado e não deve ser feito. Após cortar ou utilize o tempo todos os dois talheres ou descanse a faca na borda do prato.

 

A regra vale para os dias formais e informais. O importante é que você use os talheres numa boa.

 

A seguir um exemplo de colocação de talheres, de fora

para dentro os talheres de salada ou entrada e

em seguida para o prato principal. Foto: Folha Imagem

Escrito por Márcia Zoladz às 16h19

23/04/2008

À mesa

Talheres à mesa

Talheres à mesa

Gostaria de tirar uma super dúvida para a arrumação da mesa: a faca fica ao lado do garfo à direita do prato ou de um lado o garfo e do outro a faca? E no caso de haver talheres para peixe?

 

A arrumação correta da mesa é o garfo à esquerda do prato e faca e colher de sopa do lado direito. A lâmina da faca fica para dentro.

 

Exemplo de colocação de talheres à mesa. O lugar do guardanapo é

do lado do garfo, no caso foi utilizado fora de posição para

compor melhor a foto. Foto: Folha Imagem

Escrito por Márcia Zoladz às 19h47

10/04/2008

À mesa

Guardanapos de papel ou de tecido?

Guardanapos de papel ou de tecido?

Minha dúvida é a seguinte: eu aprendi que só devemos colocar o guardanapo no colo, em um jantar ou almoço, quando o mesmo for de pano, não se deve colocar guardanapos de papel no colo, por mais que os outros convidados assim o façam. Porém, tenho observado em diversas situações, as pessoas colocarem guardanapos de papel no colo durante a refeição. Agora me surgiu esta real dúvida: coloca-se ou não o guardanapo de papel no colo em uma refeição?

 

O guardanapo de papel não é colocado no colo por um motivo simples, mas na verdade pouco prático, o papel é leve e ele cai toda hora no chão. Assim acabamos sujando a mão ao pegá-lo. Por outro lado, corremos o risco de nos sujar se não colocarmos um guardanapo no colo.

 

Para simplificar, a minha sugestão é guardanapos pequenos e levinhos que vão voar para longe do nosso colo é melhor deixar na mesa. Os maiores e de papel mais pesado, melhor usar no colo para proteger a roupa. É claro que é mais elegante usar guardanapos de tecido à mesa.

 

Em um banquete no Palácio de Buckingham, na Inglaterra, todos se levantam,

provavelmente para receber a rainha e seguram discretamente o guardanapo na mão.

Foto: AP

Escrito por Márcia Zoladz às 17h32

29/02/2008

À mesa

Festa grande, descontraída e sem crianças

Festa grande, descontraída e sem crianças

Cara Marcia,
gostaria que vc esclarecesse algumas dúvidas e me desse uma sugestão:

1- Vou fazer 60 anos em março e meus amigos, que são muitos, já estão me perguntando "o que vamos fazer".
2- Gostaria que vc me desse uma sugestão para algo mais simples e descontraído; moro num apartamento que tem um bom salão de festas, mas não é decorado. Pensei em algo próximo da hora do almoço, um pouco mais tarde, sem ser de fato, um almoço; eu chamaria de "um aperitivo comprido"; o que você acha?
3- Trabalho na mesma empresa há 13 anos e gostaria de convidar alguns colegas; como fazer isso sem ferir suscetibilidades, e falar com aqueles que tem crianças? Dificil, não?
Aguardo sua resposta. Um abraço e super obrigada

 

A idéia de comemorar as chamadas datas redondas é excelente. É importante marcarmos com alegria os aniversários. Um aperitivo comprido como você sugere, precisa de um prato de comida pelo menos para as pessoas não irem embora em menos de duas horas alegrinhas e famintas.

 

Quem sabe você troca o seu aperitivo por um brunch, um café da manhã misturado com almoço, pratos leves, saladas, cuscuz, café, chás diferentes e algumas bebidas como vinho branco e algumas caipirinhas diferentes como de frutas vermelhas, de lima ou jabuticabas.

 

Pessoalmente não gosto de desconvidar filhos de amigos ou colegas, como todo mundo trabalha, as chances do convidado preferir a companhia do filho que não viu durante a semana à sua festa é grande. Festa em fim de semana e durante o dia não dá muito para deixar as crianças de fora.  Para não convidar as crianças, faça uma festa à noite.

 

Sugestão de mesa.(Foto FolhaImagem)

 

Escrito por Márcia Zoladz às 16h31

04/01/2008

À mesa

Lugares à mesa

Lugares à mesa

Gostaria de saber como um casal se senta à mesa a sós e com convidados.  

 

O lugar à mesa depende do tamanho da mesa, da posição da mesa na sala e se o casal gosta de se sentar um ao lado do outro ou de frente para o outro. Pessoalmente acho muito simpático sentar de frente para conversar olhando a pessoa. Mas casais mais apaixonados podem sentar-se lado a lado. Muitas vezes a mulher senta-se da maneira mais fácil para ir até a cozinha da casa.

 

Para um jantar mais formal, o costume é, em mesa retangular, o anfitrião sentar-se na cabeceira da mesa com as duas visitas femininas mais importantes uma de cada lado, pode ser a avó ou uma tia com mais idade, por exemplo. A anfitriã faz o mesmo na outra cabeceira.

 

Em mesa redonda ou oval os anfitriões sentam-se frente a frente no meio da mesa, os convidados de honra à sua direita e esquerda.

Escrito por Márcia Zoladz às 17h58

11/12/2007

À mesa

Sete idéias para decorar a sua mesa de Natal

Sete idéias para decorar a sua mesa de Natal

A seguir, no álbum de fotos vocês verão pequenos detalhes que fazem a mesa de Natal ficar mais elegante e divertida. Os arranjos foram criados e executados pela Ana Paula Wenzel e a Conceição Wenzel. As fotos são do Christian Parente. É olhar, adaptar e até, se quiser, copiar!

Para ver como fazer um lindo arranjo de flores, clique no link abaixo.
 

Escrito por Márcia Zoladz às 19h44

03/12/2007

À mesa

Aprenda a fazer um lindo arranjo de flores!

Aprenda a fazer um lindo arranjo de flores!

 

Foto: Christian Parente

Para ver em detalhes como fazer o arranjo, clique no link abaixo.

http://estilo.uol.com.br/album/arranjodeflor_album.jhtm 

 

 

 

 

Escrito por Márcia Zoladz às 17h52